Olá queridos alunos!
Postei estas atividades para que vocês resolvam e coloquem as respostas no "Comentário".
Exemplo:
Nome do aluno
Turma:
Respostas: 1A - 2B ......
SEM ABORTO. COM DOR... Interpretação de texto - Ensino Médio
SEM ABORTO. COM
DOR...
A decisão do
Supremo Tribunal Federal de derrubar a liminar que autorizava o aborto de fetos
sem cérebro é a expressão de um retrocesso. É verdade que as pressões
religiosas, principalmente dos
católicos, chegaram a um ponto inédito, de tão abertas e
escancaradas. Os igrejeiros atulharam os
e-mails dos ministros do STF, entupiram os
aparelhos de fax e houve quem tenha ido ao tribunal para distribuir pessoalmente panfletos e cartazes na campanha
contra o aborto. Circularam comentários,
com suspeita insistência, de que houve até
ministro redigindo seu voto com o prestimoso auxílio de um arcebispo da Igreja Católica. No fim, por 7 votos a 4,
os ministros derrubaram a liminar.
Resta uma esperança. O STF terá de tomar
uma decisão definitiva sobre o tema,
autorizando ou proibindo o aborto, quando
julgar o mérito da ação em data a ser marcada. Mas a cassação da liminar já emite um sinal desolador de que a
maioria dos ministros tende a votar pela
proibição do aborto. A decisão do STF é perfeitamente lógica e defensável do
ponto de vista teológico, mas é um
monstro do ponto de vista jurídico. No
universo da fé, a vida é uma dádiva divina. Só Deus pode tirá-la. O aborto, qualquer um, mesmo o aborto
terapêutico de fetos sem cérebro, cuja
chance de sobreviver fora do útero é nula, mesmo nesses casos, é visto como pecado e, portanto,
inadmissível. No mundo jurídico de um
Estado laico, porém, as coisas não funcionam assim. Não somos guiados na vida civil pelos dogmas
católicos, evangélicos, islâmicos,
candomblecistas. E, neste mundo, a vida não é sagrada, nem mesmo absoluta. Tanto que a legislação
brasileira não preserva a vida fetal sob
qualquer hipótese. Ao contrário. Autoriza o aborto se a gestante correr risco de vida ou se a
gravidez for resultado de estupro. Por
que nesses casos pode, mas no caso de um feto sem cérebro não? Aparentemente apenas porque o STF, que
deveria ater-se aos princípios legais como corte constitucional de um Estado
laico, se deixou influenciar por utopias
bíblicas. Um atraso e tanto.[....]
01 - O principal
argumento do jornalista em defesa de seu ponto de vista é o de que:
(A) Estado e Religião não devem misturar-se;
(B) são ilegítimas as pressões sobre o Estado;
(C) a vida humana é mais importante que qualquer dogma;
(D) o poder teológico deve prevalecer sobre o jurídico;
(E) a opinião pública é mais sábia que as leis.
02 - Segundo o texto, a maior responsabilidade pela cassação
da liminar deve-se:
(A) à pressão da Igreja Católica;
(B) à atuação dos ministros do STF;
(C) a um arcebispo da Igreja Católica;
(D) à falta de esclarecimento público;
(E) à falta de comunicação do STF.
03 - "...chegaram a
um ponto inédito, de tão abertas e escancaradas"; esta frase equivale a:
(A) chegaram a um ponto inédito, apesar de abertas e
escancaradas;
(B) chegaram a um ponto inédito, já que tão abertas e
escancaradas;
(C) embora tão abertas e escancaradas, chegaram a um ponto
inédito;
(D) chegaram a um ponto inédito, se tão abertas e
escancaradas;
(E) chegaram a um ponto tão inédito, mas abertas e
escancaradas.
04 - "...chegaram a
um ponto tão INÉDITO,..."; nesse contexto, o
vocábulo em maiúsculas equivale a algo:
(A) nunca publicado antes;
(B) nunca ocorrido antes;
(C) jamais discutido antes;
(D) nunca analisado antes;
(E) jamais acionado antes.
05 - No título do texto, a "dor" refere-se ao/à:
(A) sofrimento de quem deve fazer aborto;
(B) padecimento dos pais pela extinção de uma vida;
(C) desolação do autor pela decisão do STF;
(D) desilusão dos pais que não podem fazer aborto;
(E) angústia dos católicos na defesa da vida
06 - Ao chamar os
católicos de "igrejeiros", o autor do texto revela intenção de:
(A) elogiar a ação da Igreja Católica;
(B) destacar a grande quantidade de católicos no país;
(C) enfatizar o poder político dos católicos;
(D) mostrar a devoção religiosa de um grupo;
(E) criticar o exagero de certas posições.
07 - "É verdade que
as pressões religiosas, principalmente dos católicos, chegaram a um ponto
inédito, de tão abertas e escancaradas"; só NÃO se pode inferir (deduzir) desse
segmento do texto que:
(A) os católicos formaram o grupo de maior pressão sobre o
STF;
(B) as pressões são normalmente realizadas de forma mais
discreta;
(C) outros grupos religiosos pressionaram o STF;
(D) todas as pressões referidas possuíam igual teor;
(E) as pressões sobre o STF sempre alcançam seus
objetivos.
08 - Os verbos "atulhar" e "entupir" servem para indicar:
(A) demasiado trabalho;
(B) ação desorganizada;
(C) quantidade exagerada;
(D) interferência ocasional;
(E) atividade política.
09 - "...mesmo nesses casos, é visto como pecado
e, portanto, inadmissível. No mundo
jurídico de um Estado laico, porém, as coisas não funcionam assim"; os termos que
substituem, de forma adequada, respectivamente, os sublinhados no segmento dado,
são:
(A) logo / entretanto;
(B) por isso / pois;
(C) assim / visto que;
(D) então / embora;
(E) logo que / todavia.
10 - "Só Deus pode
tirá-la"; esse é um pensamento, que, segundo o autor do texto:
(A) pertence à Igreja e ao Estado;
(B) nem sempre é respeitado pela Igreja;
(C) é seguido fielmente pelo Estado;
(D) se localiza somente no espaço teológico;
(E) se justifica em todos os níveis da vida.
11 - "E, neste mundo,
a vida não é sagrada, nem mesmo absoluta"; o mundo ao que esse segmento do texto se refere
é o:
(A) da vida religiosa em geral;
(B) de algumas das religiões citadas;
(C) teológico e jurídico;
(D) da vida civil;
(E) dos candomblecistas.
12 – Leia os textos 01 e 02 para responder a questão
seguinte:
Texto 01
Apesar
de a questão ter despertado tantas opiniões, não temos, ainda, uma proposta
concreta da Abravest (Associação Brasileira do Vestuário). A oferta verbal foi
de uniformes com pequena propaganda institucional na manga da camisa e no bolso
traseiro da calça, excluindo bebida e fumo. A polêmica é útil menos pela questão
dos uniformes e mais por discutir a parceria público-privada, desnudar as
mazelas da educação, suas prioridades óbvias que fazem destes R$ 65 milhões
gastos [pelo governo] com uniformes uma verba preciosa para atender suas reais
necessidades. [...]
Com
os R$ 65 milhões, poderíamos, a cada
ano, construir mais 50 escolas ou colocar 35 mil crianças nas creches
conveniadas e dar melhor conforto aos nossos professores. Acabaríamos, em quatro
anos, com a demanda reprimida das creches, com os três turnos diurnos e
melhoraríamos a qualidade do ensino. (José Aristodemo Pinotti)
Texto 02
O
uso de propaganda nos uniformes das escolas da Prefeitura de São Paulo fere os
direitos constitucionais das crianças e dos adolescentes. O mesmo artigo 227 da
Constituição de 1988, que estabelece o direito à educação, determina como dever
do Estado protegê-los da exploração econômica.
Ao
utilizar os uniformes escolares para veiculação de logomarca comercial, a
prefeitura, em flagrante contradição com a lei federal, faz deles garotos e
garotas-propaganda de empresas que obviamente pretende obter retorno financeiro
por meio da divulgação da logomarca institucional ou marca de seu produto no
espaço escolar, nos meios de transporte e em todos os lugares por onde andarem
os eventuais recém-contratados outdoors ambulantes. (Fabio Bezerra de Brito)
Segundo os textos 1 e 2, é correto
afirmar:
I. Embora façam uso de argumentos diferentes,
Pinotti e Brito defendem o mesmo ponto
de vista sobre a veiculação de propaganda nos uniformes escolares.
II. Para Brito, é inaceitável veicular
publicidade em uniformes escolares, uma vez que essa prática configura a
exploração econômica de crianças e adolescentes.
III. Segundo Pinotti, a questão dos uniformes
com propaganda dos patrocinadores já foi discutida com a Abravest, mas as
instituições interessadas ainda não formalizaram um acordo.
IV.
Para Pinotti, os benefícios decorrentes da economia com a compra de
uniformes são maiores que o custo de impor aos alunos uniformes com
publicidade.
Assinale a alternativa correta.
a-( )
Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.
b-( )
Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
c-( )
Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.
d-( )
Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
e-( )
Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras
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ResponderExcluirAluno: Rafael Magalhães Garcia
ResponderExcluirTurma: 3°C
1- A
2- A
3- A
4- B
5- C
6- D
7- C
8- A
9- D
10- C
11- A
aluna: Lairine Canteiro n° 27
ResponderExcluir3° "C"
1- (a)
2- (a)
3- (c)
4- (c)
5- (b)
6- (d)
7- (a)
8- (c)
9- (a)
10- (a)
11- (b)
Aluna: Thayne Karen
ResponderExcluirTurma: 3º C
1- A
2- A
3- A
4- B
5- C
6- D
7- C
8- A
9- D
10- C
11- A
Aluna: Franciely R. Andrade
ResponderExcluirTurma: 3º C
1- A
2- A
3- A
4- B
5- C
6- D
7- C
8- A
9- D
10- C
11- A
Aluno: Rodrigo Silva
ResponderExcluirTurma:3º Ano C
1- A
2- A
3- A
4- B
5- C
6- D
7- C
8- A
9- D
10- C
11- A
Coloco meu ponto de vista como utragem para a vida humana. Os valores Culturais de uma Raça esta sendo visto como objeto.